SOBRE A FALHA NOS MULTIBANCOS
Tal como a sua casa precisa de mais ou menos manutenção e segurança, numa empresa não é diferente. É uma decisão do gestor acautelar e antecipar soluções para situações de risco em todas as áreas da empresa.
O risco existe em todas as áreas, segmentos, atividades... e o seu impacto está diretamente relacionado com a classificação dos riscos de modo a antecipar soluções. No que diz respeito à tecnologia manutenção dos sistemas e redes utilizados é essencial para o desempenho "normal" de uma empresa.
"É normal que se tenham sentido constrangimentos, mas o problema foi resolvido", acrescentou Maria Antónia Saldanha sobre os constrangimentos de ordem técnica na rede multibanco ocorrida no fim de semana.
Aproveite as férias para refletir sobre esta questão. O risco é uma realidade no funcionamento das empresas. A Internet e a tecnologia alterou o funcionamento das rotinas nas instituições. A automação não só facilita muitas operações, como também agiliza processos. Por outro lado, uma simples falha tem um impacte maior pois pode condicionar a atuação das empresas.
É normal que haja constrangimentos, problemas e falhas. Acrescenta-se aqui que acautelar faz parte de uma decisão de gestão para um melhor desempenho das empresas. Os problemas nos sistemas, as falhas de rede, problemas de ordem técnica e segurança na Internet devem fazer parte do plano de trabalho diário de uma empresa para que não seja apanhada de surpresa e para que a surpresa não se instale como rotina