CHILE | AMERICA DIGITAL LATIN

HILE | AMERICA DIGITAL LATIN AMERICAN CONGRESS OF BUSINESS & TECHNOLOGY 2017

O país possui uma forte economia, focada no mercado consumidor e de grande potencial exportador. Cerca de 1/3 do PIB chileno vem de exportações e o país possui mais de 20 tratados comerciais com cerca de 60 países.

A economia chilena, dessa forma, dinamizou a sua oferta e expandiu fronteiras económicas, como o Tratado de Livre Comércio com a China e a aliança com o Peru, Colômbia e México, em contraponto ao MERCOSUL. A economia do Chile é dominada pelos sectores industrial e de serviços. Os dois sectores representam mais de 96% do PIB. A importância do sector de serviços tem aumentado nos últimos anos.

O Chile tem um peso reduzido no contexto do comércio externo português. Em 2015, o país posicionou-se como 44o cliente de Portugal (manteve a posição do ano anterior), absorvendo 0,21% do total das exportações portuguesas, e como 66o fornecedor, representando 0,07% das importações. Para o comércio internacional do Chile e segundo as estatísticas do International Trade Centre relativas a 2015, a importância de Portugal, enquanto cliente e fornecedor, é também reduzida (61a e 38a posição, respetivamente), com uma quota de 0,19% ao nível das importações chilenas.

Saiba mais aqui.